domingo, 16 de agosto de 2009

Aroeira: Muda * Pré-Bonsai

Essa é uma Aroeira Pimenteira, Schimus terenbetifolius
(segundo pesquisa visual pela internet-não é certeza)
Ganhei a muda com pouco mais de 1 ano e uns 80 cm. Depois de um mês para adaptação no novo local de morada
fiz uma primeira poda, 45 cm
PS: não usei e não indico essa tesoura da foto para podas, com essa ai cortei umas poucas folhas depois da foto. depois de 8 mêses e mais algumas podas, com 36 cm
e ja posta em um vaso de Bonsai
vaso Plastico modelo grande
decidi fazer a aramação depois de 1 ano e meio e algumas novas podas
pesquisei em dezenas de sites e peneirando as informações segui
o método.
arame de fio externo de telefone ( o que conecta a casa ao poste da rua)
dividido, pois ele é duplo.
Arame preso ao solo junto à Raiz
(e aproveitando a curva natural da planta)
enrrolada com aproximadamente 45º de inclinação.
A sequência do arame enrrolado no tronco
Notem que há um broto no tronco próximo ao primeiro galho
estou com a intenção de cortar o galho e o tonco na parte superior
para forçar um novo ápice.
Que acham da idéia?
Visão completa da planta
o galho que forma a parte superior era lateral e foi deslocado com o arame
o broto citado acima fica na base do primeiro galho
na parte de baixo
no caso ficaria só a raiz para uma nova árvore
só por isso estou a pensar.
Preciso de opiniões!!
Vista mais próxima de forma lateral Destaque geral da Aroeira Pimenteira, Schimus terenbetifolius
Espero que gostem

8 comentários:

  1. Guto, legal teu espaço, mas só duas coisas: tá faltando galho p/dar volume (frente e fundos) e essa aí não é aroeira, é uma acerola.

    ResponderExcluir
  2. Olá Professor Guto
    Gostei do seu blog viu?
    Já deu pra perceber que você sabe tudo de bonsai!!!!!
    Entra aí no meu:

    http://carmopastoral.blogspot.com/

    Ir. Monaliza

    ResponderExcluir
  3. Ola Luiz
    não amigo, acerola não é, tenho 3 aqui e são bem diferentes.
    mas realmente pode não ser uma aroeira
    :)

    e oi irmã
    postei no teu blog um recado ok
    vou visita-lo sempre
    adorei muito informativo
    parabéns

    ResponderExcluir
  4. Olá Guto!
    Adorei teu espaço...
    Muito...muito...legal...

    =D

    ResponderExcluir
  5. essa pode não ser uma arvore frutifera, e podemos estar equivocados
    mas ja que o amigo diz ter 3 acer e não é
    eu chuto, pitanga

    ResponderExcluir
  6. meu, ficou muito bom , eu tenho uma aroeira , de 50cm , que está aum vaso grande , eu conseguir tirar uma muda que está pequena ainda...
    com a aroeira de 50cm será que consigo , fazeum um bonsai de trocar o vaso?


    obrigado tiagogeraldin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Ola amigos , tenho mudas de aroeira de varios tamanhos e idades ,no ano que vem irei vender , se por acaso alguem se interessar posso enviar fotos .... vagner54y@gmail.com , abraços !

    ResponderExcluir