sexta-feira, 31 de julho de 2009

*DICA: Alporque - Toriki

OBJETIVOS:
1. Correção de nebari: Para plantas com defeitos no nebari, a alporquia pode ser uma solução. Ela pode ser aplicada total ou parcialmente.Total: Quando substituimos todo o nebari antigo pelas novas raízes oriundas da alporquia.Parcial: Quando realizamos a alporquia somente em um lado da planta, e aproveitamos as raízes que já existem.
2. Correção de defeitos no tronco: Conicidade inversa, tronco longo, tronco reto são alguns dos problemas comuns.Geralmente usamos a alporquia para reduzir a altura de uma planta. Para isso é importante fazer o corte superior exatamente onde pretendemos que fique o nebari.Em casos de conicidade inversa, precisamos fazer o corte acima desse defeito.
3. Propagação: Para propagar uma espécie, ou mesmo para aproveitar uma parte que seria podada. Também pode ser usada para enraizar algum galho com potencial para bonsai.Nesse caso, procuramos escolher galhos ou troncos que tenham bom movimento, conicidade e galhos ideais. Evite fazer alporquia de material que não vai servir para bonsai. Muitas vezes se faz alporquia em galhos que não tem a mínima chance de se tornarem bons exemplares.

CUIDADOS: O principal cuidado é a água. Um dia sem água e todo o processo se perde. Para lugares de difícil acesso, usamos um plástico sem furos fechado dos dois lados. Assim a própria transpiração mantém o esfagno úmido.Após retirar o alporque, evite que ele balance, ou sofra impactos. Quanto mais parado ele ficar, melhor. Aconselhamos uma estufa.

ESPÉCIES: A maioria das espécies são passíveis de alporquia. Contudo algumas espécies demoram mais tempo para responderem, como é o caso das jabuticabeiras e pitangueiras, que podem levar até 2 anos.Fazer uma lista de espécies seria muito complicado. PAra facilitar, podemos dizes que as espécies de casca grossa e muita seiva, e de crescimento rápido, são mais fáceis de enraizarem. Mas isso não é regra absoluta. O Buxus por ex. enraiza em 2 meses.

MATERIAL:Uma folha de plástico transparente ou um pote plástico.Arame ou borracha;Estilete limpo;Esfagno (musgo cozido), arreia ou outro material que mantém umidade.Água com enraizador ou vitamina B em gotas.

PROCEDIMENTO:
a) Como fazer:
1. Selecione e limpe o local que vai receber a alporquia. É recomendado escovar o tronco ou galho.
2. Deixe todo material preparado.
3. Faça o corte da mesma largura do tronco ou galho retirando TODA a casca.
4. Amarre o plástico ou pote alguns centímetros abaixo do corte.
5. Ponha o esfagno umidecido na água com enraizador em volta do corte. Não economize aqui.
6. Feche o plástico acima do corte. No caso do pote, não é necessário fechar. Mas precisa estar bem preso ao tronco.
7. Molhe abundantemente.
b) Como retirar:
1. Quando as raízes estiverem aparecendo em abundância no plástico, é Hora de cortar.
2. Retire o plástico com cuidado.
3. Levante cuidadosamente as raízes para ver onde está o antigo corte.
4. Com uma serra afiada, corte alguns centímetros abaixo do corte antigo.
5. Com um alicate BOLA retire toda a medeira até perto das raízes.
6. Plante sua alporquia num pote grande para fortalecer as raízes.
7. Amarre firmemente, para que não haja movimento.
8. Não deixe pegar sol ou faltar água.

Um comentário: