quinta-feira, 23 de julho de 2009

*DICA : Como transplantar um bonsai ?

Como transplantar um bonsai ?

POR QUE TRANSPLANTAR. As raízes de todas as árvores crescem para encontrar água e os nutrimentos que Ihe são necessários para viver. Assim, quando uma árvore cresce num saco, as raízes crescem até ocupar a totalidade desse espaço limitado. Ao mesmo tempo, a terra vai-se esgotando e perde a faculdade de proporcionar os nutrimentos de que a árvore necessita. Ao regar, notamos que a água entra cada vez com mais dificuldade na terra envelhecida. Se levantamos a árvore do vaso, veremos que as raízes formam um novelo espesso e enredado. Este deve ser, portanto, o momento de a transplantar.

EM QUE ÉPOCA SE DEVE TRANSPLANTAR. A época mais favorável para transplantar costuma ser no fim do letargo invernal, precisamente antes da árvore iniciar o seu período de crescimento.

COMO TRANSPLANTAR. Ter bem preparado o vaso, ferramentas e a terra que vamos utilizar, para não ter de interromper constantemente a transplantação para procurar a ferramenta que falta. Levantar a árvore do vaso, tirar a terra velha desenredando as raízes com a ajuda de um kumade (ancinho pequeno) e até de um jacto de água de uma torneira. Cortar aproximadamente um terço das raízes. Voltar a plantar a árvore com terra nova que devemos fazer entrar entre as raízes com a ajuda de um pauzinho, fazendo os possíveis para que não fiquem bolsas de ar. Regar bem até que a água saia limpa pelos orifícios do fundo do vaso.

QUE TERRAS SE DEVEM USAR. Os Bonsai vivem bem em terras granuladas como a Akadama (terra japonesa de cor amarela, especial para Bonsai) misturadas com uma drenagem como terra vulcânica ou areia de rio. A proporção varia segundo as espécies, mas em princípio a mistura standard costuma ser de partes iguais de drenagem e Akadama. No Brasil nos utilizamos terra vegetal, areia grossa e pedrisco, numa mistura ideal para cada região e espécie de planta.

FREQÜECIA DE TRANSPLANTAÇÃO. A freqüência varia segundo a espécie. Em geral os Bonsai jovens crescem mais do que os Bonsai maduros e precisam de uma transplantação mais freqüente. A freqüência da transplantação pode variar muito, desde as árvores de fruta, que se transplantam regra geral todos os anos, às coníferas, que podem transplantar-se de 4 em 4 ou de 6 em 6 anos aproximadamente. Estes números são orientativos. É preciso observar individualmente cada árvore para saber quando precisa de transplantação.

O QUE SE DEVE LEVAR EM CONTA DEPOIS DE UMA TRANSPLANTAÇÃO. Uma transplantação na época adequada não pressupõe uma grande dificuldade para a árvore mas, até que as raízes comecem a trabalhar outra vez, devemos protegê-la do vento e do sol até que comece as brotar, pulverizando as folhas com freqüência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário